Pages

Labels

sábado, 16 de agosto de 2014

O segredo para deixar o bolo com a massa super fofinha

O segredo para deixar o bolo fofinho está no preparo da massa. Foto: Ormuzd Alves
Prepare a massa:
. Acenda o forno e unte a fôrma – Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 ºC. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murchinho…
. Peneire os itens para não empelotar -Isso vale para os ingredientes secos (açúcar, farinha, fermento, chocolate em pó etc.).
. Use ingredientes na temperatura ambiente – Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados.
. Bata as claras até que fiquem firmes – Misture-as delicadamente com uma colher de pau ou uma espátula de silicone.
. Adicione o fermento em pó só no final – Ele deve ser o último item incluso na massa. Guarde-o em local seco e fresco, fora da geladeira. A mudança de temperatura faz o fermento ficar alterado.
. Cubra o bolo depois de tirá-lo do forno – Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.
 Enquanto o bolo assa…
.É proibido abrir o forno nos primeiros 15 minutos.
. É recomendável cobrir o bolo com papel-alumínio se a superfície corar antes que a massa termine de assar. A parte brilhante deve estar voltada para o bolo. Deixe-o em forno brando até terminar de assar.
 Mais 6 dicas infalíveis
. Não unte com farinha – Use farelo de aveia para ter mais fibras e dar uma textura diferente à receita.
. Fure com garfo para dar maciez – O bolo amanhecido ou ressecado ficará mais macio. Outra dica é regá-lo com ½ copo (americano) de guaraná.
. Acrescente maçã à massa – Para que o bolo fique molhadinho, adicione uma maçã ralada.
. Não deixe o creme escorrer – Antes de cobrir o bolo com glacê, polvilhe amido de milho sobre ele.
. Faça bom uso das sobras – Elas viram deliciosos biscoitos: basta cortar em pedaços pequenos e levar ao forno para torrar.
. Troque farinha por fécula de batata – Substitua apenas metade da medida. O bolo ficará mais leve e com um sabor bem especial.
 Hum, deu água na boca, né? Depois de preparar seu bolo, mande a receitinha pra gente. Ela poderá ser publicada em uma das edições de AnaMaria Receitas. Saiba como

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About