Pages

Labels

terça-feira, 15 de maio de 2012

RECEITA DE STROGONOFF DE CARNE III













 
Ingredientes para o strogonoff
1kg de alcatra
100 ml de conhaque
250g de de cogumelos frescos ou em conserva
200ml de molho de tomate peneirado
1/2 xícara de creme de leite
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de maizena
1 xícara de água

alcatra
Alcatra

conhaque
Conhaque

cogumelos frescos
Cogumelos frescos
cogumelos em conserva
Cogumelos em conserva

molho de tomate peneirado
Molho de tomate

creme de leite fresco
Crreme de leite fresco
cebola roxa
Cebola roxa

manteiga amolecida
Alho

pimenta do reino preta
Pimenta do reino preta
sal
Sal

óleo vegetal
Óleo

maizena
Maizena
Sugestão para acompanhar
Arroz simples
Batata palha
Salada com folhas e legumes

arroz branco
Arroz simples

batata palha
Batata palha

salada tricolor
Salada tricolor
 

 
Modo de fazer
Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.
filé mignon picadinhoPrepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire toda a gordura da carne. Corte em bifes e depois corte em tirinhas finas ou pedacinhos. Ponha numa tigela e tempere com sal e pimenta e reserve.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para cortar carnes e peixes.
Prepare a cebola e o alho: Descasque a cebola e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha.
cogumelos frescos cortadosmaizena diluídaPrepare a maizena e os cogumelos: Dilua completamente a maizena em 1/4 de xícara de água e reserve o restante para cozinhar a carne e os cogumelos. Se usar cogumelos frescos, limpe-os com uma escovinha macia própria para legumes e se usar cogumelos em conserva escorra-os numa peneira. Depois corte-os em fatias e reserve. Os cogumelos frescos são maiores que os cogumelos em conserva, porém ao cozinhar diminuem de tamanho.
dourando carnedourando alho e cebolaPrepare o strogonoff: Em uma panela grande ou frigideira funda com tampa coloque o óleo e deixe aquecer. Depois ponha a cebola e o alho e deixe dourar mexendo para não queimar. Quando estiver douradinho, junte a carne e refogue até dourar também, mexendo de vez em quando para não grudar.
flambando a carneQuando o caldo secar bastante, acrescente o conhaque e queime-o com um fósforo aceso para "flambar" a carne. Isso dará um sabor especial ao strogonoff. Deixe queimar até evaporar o álcool do conhaque por completo.
 

colocando o creme de leitecozinhando os cogumelosDepois acrescente a água sem maizena, os cogumelos cortados fininho e o molho de tomate, mexa e deixe cozinhar mais um pouco com tampa até que a carne fique macia e os cogumelos reduzam de tamanho. Junte a maizena diluída e mexa até encorpar, ficar mais grosso. Por último acrescente o creme de leite e mexendo sempre sem deixar que ferva, misture-o homogeneamente. Sirva quente e acompanhado das sugestões acima.
DICA: A tampa é importante, pois evita que os líquidos se evaporem muito rápido e que a carne fique ressecada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja do Fogão Democrático

 

Blogger news

Blogroll

Código html do gadget

About